Termogênicos

Hoje escolhi trazer um assunto recorrente em minhas consultas: termogênico. É um tema que muitos dos meus pacientes têm dúvidas. E, se você treina ou decidiu seguir uma vida saudável, provavelmente já ouviu falar sobre eles.

Mas afinal, qual a função do termogênico? Em resumo, ele ajuda no processo de queima de gordura, melhora o desempenho físico e contribui para uma maior concentração nas tarefas do dia a dia.
Nosso corpo naturalmente usa a gordura para ter energia para manter todas as funções do organismo trabalhando adequadamente. Isso acontece até mesmo quando estamos paradas. Quando fazemos atividades físicas e consumimos termogênico, contudo, esta ação é potencializada. Alguns alimentos também oferecem este efeito, como a cafeína, o chá verde e o gengibre, por exemplo.

Tanto estes alimentos termogênicos quanto o próprio suplemento funcionam desta maneira: eles promovem o aumento da temperatura corporal e aceleração dos batimentos cardíacos, gerando mais disposição e energia.

Quando devo ingerir termogênicos?

Primeiramente, você deve consultar um profissional para que ele indique a melhor forma de uso individualmente. Contudo, aqui vão algumas dicas que podem ajudar a otimizar o efeito do suplemento, reduzir os riscos e evitar possíveis efeitos colaterais (aqui, mais uma vez, a importância de um especialista que te oriente!):

– Tome o termogênico antes dos treinos;

-Use-o apenas nos dias em que for treinar;
 

-Não consuma antes de dormir – ele pode prejudicar seu sono;

-Não utilize por um longo período para não sobrecarregar seu organismo.

Devo ressaltar que o consumo excessivo de termogênicos pode causar problemas cardiovasculares, portanto mantenha as consultas e exames em dia com seu médico.