Própolis

O própolis é mistura de pólen, cera e resinas vegetais que as abelhas coletam por meio das enzimas salivares. Muitas vezes usado na forma de extrato, ele atua como antibiótico natural, tem nutrientes que ajudam a melhorar a imunidade do organismo, antioxidantes e função antifúngica. Um dos principais benefícios do própolis  atuar contra o processo de inflamação do organismo. Ele também é antioxidante. Ou seja, suas vitaminas e minerais vão auxiliar no processo de limpeza dos nossos sistemas.
Tosse, dor de garganta, gastrite, intoxicação alimentar e aftas são alguns exemplos de problemas que o consumo de própolis pode ajudar a resolver. Os flavonoides presentes nele também ajudam a impedir a proliferação de bactérias e vírus.

 

Ajuda no sono

Uma função do própolis – para muitos desconhecida – é a regulação do sono, especialmente para quem pratica atividades físicas no período noturno, ou tem grande variação de horários de rotina, fatores que influenciam no ciclo circadiano.

Contra-indicações

O própolis Receita matinal, especialmente na forma bruta, é uma substância com muito açúcar, portanto torna-se mais perigoso para diabéticos ou pessoas com propensão para desenvolver a doença. Há também o risco de alergia, manifestada com inchaço, vermelhidão, coceira ou urticária na pele.

Receita matinal

 

Muita gente já aderiu à água com limão de manhã. Experimente adicionar o própolis à receita para turbinar ainda mais os benefícios. Além dele, a glutamina também pode entrar no preparo.

Esprema meio limão em um copo, com água morna, pingue algumas gotas de própolis e beba em jejum. Espere, de preferência 30 minutos, para tomar o café da manhã..