Vitamina K

 A vitamina K ou menaquinona é encontrada em alimentos de origem animal e que possuem gorduras ,como ovos, carnes, queijos ,soja fermentada e também é produzida a partir da atividade de nossa microbiota intestinal.
Nossa principal fonte de vitamina k  são vegetais folhosos verde-escuros, de óleos vegetais, frutas e grãos e está presente no formato de vitamina K1.
Deficiência de absorção desta vitamina pode ser causada por lesões intestinais, ingestão alimentar insuficiente, deficiência de vitamina D, doença renal crônica, envelhecimento, consumo de antibióticos.
A deficiência de vitamina K pode favorecer o desenvolvimento de problemas associados à mineralização da cartilagem, aumento de fraturas ósseas, problemas de coagulação e doenças cardiovasculares. Estudos têm apontado, especificamente, para a ação da menaquinona na prevenção da calcificação arterial e na mortalidade por doença arterial coronariana.
Foram associados à suplementação de K2 como agente protetor ósseo e antiosteoporótico, pois a vitamina K2 possui a capacidade pró-anabólica, uma vez que promove a formação óssea, ao mesmo tempo em que atua como anticatabólica, pois suprime a reabsorção dos ossos.
O importante é nunca iniciar uma suplementação por conta própria, procure sempre um médico para estudar seu caso e ver qual é o melhor seguimento a ser tomado