PROPRIOCEPÇÃO

Relacionado ao treinamento funcional, temos a propriocepção, também conhecida como cinestesia, que é a percepção de localização do corpo no espeço, o que só é possível graças ao sistema nervoso que recebe informações e rapidamente manda uma resposta e também pelos sensores neurais.

O treino de propriocepção deve apresentar exercícios instáveis para gerar um certo desequilíbrio que logo será corrigido e acostumará o corpo a criar equilíbrio. Nesse tipo de treinamento, é muito comum usar alguns equipamentos como jump, bosu, fit ball, medicine ball, balance disc, entre outros, que auxiliam na execução dos exercícios. Há também exercícios que não necessitam desses equipamentos, por exemplo, agachamento, se apoiar em um pé só, abdominais e stiff unilateral.

Esse tipo de treinamento, se realizado corretamente e com acompanhamento, pode gerar diversos benefícios ao corpo e à saúde da pessoa. Equilíbrio, consciência corporal, prevenção e recuperações de lesões são alguns deles.

Assim como qualquer outro treinamento, é importante ter o acompanhamento de um educador físico, para evitar lesões graves, que podem ser causados por causa do grau de instabilidade do treino. Os exercícios devem ser previamente planejados para que não haja uma sobrecarga na musculatura e articulação.