A Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) consiste normalmente numa associação de sintomas. Esses sintomas consistem em: dor abdominal, estufamento, constipação ("intestino preso") e diarreia e/ou a alternância de diarréia com constipação e em alguns casos, muco presente às fezes.

Por conseguinte, A SII é um problema comum, frequente em momentos de estresse emocional, e em mulheres na fase adolescente ou mesmo adulta. Além disso, é considerada, uma desordem funcional do intestino, uma vez que não há sinal de doença, e não há doença orgânica detectável.

Por outro lado, sangramento, febre, perda de peso e dor abdominal persistente e contínua não são sintomas da Síndrome e indicam outros problemas que precisam ser investigados. Agora, você já perguntou, em como o estresse afeta o seu organismo? O estresse muitas vezes, caracteriza-se por uma sensação de cansaço físico e mental, preocupações, nervosismo que acabam por estimular algumas contrações – denominadas espasmos no cólon de pessoas com a Síndrome do Intestino Irritável. Por qual motivo? O cólon possui uma vasta rede de nervos que se conectam com o cérebro e em situações de emocional intenso, esta mesma via pode causar desconforto abdominal muito mais fortes em portadores da síndrome. Importante nesses casos, analisar cada sintoma e também os alimentos que são ingeridos no dia a dia. Procurar por um especialista para iniciar um tratamento também é o melhor caminho. Na dúvida, não hesite, procure por um especialista.