Cabelos

Quando o assunto em questão é cabelo, as mulheres logo pensam: Podemos lavar os cabelos todos os dias? A prática pode ressecar os fios ou danificar o couro cabeludo? 

Antes de qualquer coisa, é bom atentar-se à temperatura da água utilizada ,que deve ser de morna para fria. Além disso, é importante checar a qualidade da água e o índice de concentração de cloro e cálcio. Há alguns filtros que colocados no chuveiros podem auxiliar nesse processo.  Cabelos saudáveis segundo especialistas podem ser lavados com frequência, devido a uma camada oleosa, denominada manto hidrolipídico que protege o couro cabeludo. Importante nesse caso, optar pela secagem natural ou com o auxílio de secador para evitar fungos e bactérias. Quanto aos fios oleosos, muitas vezes lavar apenas não resolve o problema. Fazer uma espécie de desintoxicação dos fios.

DICA: Aplique o shampoo no couro cabeludo, massageie com delicadeza, levando a espuma da raiz para as pontas para dessa forma, evitar o atrito. Massageie de baixo para cima quando for lavar as pontas, enxágue e repita a operação quantas vezes julgar necessário. Retire o excesso de água com as mãos ou com a ajuda de uma toalha e aplique a máscara ou o condicionador no sentido do comprimento. Massageie por alguns segundos e enxágue abundantemente.

IMPORTANTE: Faz-se importante uma análise do couro cabelo, bem como, do cabelo por si só, pois há quem possua doenças ou anomalias na região que necessitam de um cuidado diferenciado.