ANEMIA

É um termo amplo usado para definir alterações na disponibilidade e produção dos glóbulos vermelhos, levando á uma diminuição de sua concentração no sangue.
Os glóbulos vermelhos, eritrócitos ou hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo sistema circulatório.
 

SINTOMAS
Os sintomas semelhantes como tontura, palidez, dor de cabeça, fraqueza, pele e mucosa ressecados.
 

TIPOS DE ANEMIA

Há diferentes tipos de anemia, e por sua vez várias causas diferentes mas que podem ser divididas em dois grandes grupos: as ADQUIRIDAS e as HEREDITÁRIAS.

ADQUIRIDAS-  Está relacionada à uma baixa ingesta e mais comumente por problemas na absorção de nutrientes. Ex: Deficiência de ácido fólico, vitamina B12 e deficiência de ferro.
A perda de sangue em grandes ferimentos ou cirurgias também podem levar ao um quadro anêmico.

HEREDITÁRIAS- São aquelas passadas pelos pais, geralmente comprometendo a produção de hemoglobina e funções das hemácias. Ex: Anemia falciforme e talacemia.
 
Anemia ferropriva, megaloblástica, perniciosa, hemolítica, falciforme, aplástica, anemia de Fanconi, são mais alguns tipos de anemia. Por isto para identificar e confirmar o diagnóstico o médico geralmente pede uma análise sanguínea, seja qual tipo de anemias que o indivíduo possui, ela precisa de tratamento, isso porque não são tratadas podem causar danos irreversíveis.
Então em caso de dúvida SEMPRE PROCURE ACOMPANHAMENTO MÉDICO.