Colágeno

 

É muito  importante estimular a produção de algumas substâncias presentes na estrutura do corpo. O colágeno é um desses agentes poderosos para a boa aparência e a saúde do rosto. 

O colágeno nada mais é do que uma proteína,ele está presente tendões, cartilagens, músculos, ossos e vasos sanguíneos.
Sua principal função é servir de sustentação para a estrutura da pele, manter o tônus, a firmeza, e a resistência,assim, se tornando um importante aliado na prevenção do envelhecimento

A partir dos 30 anos a atividade de uma enzima (colagenase) é iniciada, ela degrada as fibras de colágeno e a elastina,  começando o processo de envelhecimento.  
Já aos 50 anos, o corpo apresenta taxas muito baixas de colágeno, assim favorecendo o surgimento de rugas, sulcos, flacidez e alteração da textura da face. 
Além de uma alimentação saudável ou uma suplementação de colágeno, existem procedimentos que estimulam a sua produção:

Luz intensa pulsada

A luz intensa pulsada (LIP) atinge diversos comprimentos de ondas e, assim como o laser, gera calor, o que ajuda na formação do colágeno e diminuição da flacidez.  
 

Radiofrequência

Os tratamentos que utilizam a radiofrequência também são importantes para a produção da substância. Isso porque a técnica gera ondas de calor que aquecem os tecidos e estimulam a criação de novas fibras de colágeno. Desse modo, a região fica com a pele mais suave e firme.

Peeling químico

Essa técnica é usada para tratar de rugas profundas, olheiras, lesões provocadas por acne e manchas na pele. Para isso, o profissional aplica o produto químico, o qual provoca uma esfoliação da pele e surgimento de células novas,promovendo o aumento das fibras de colágeno e o clareamento da pele. 
 

É importante destacar que todas as técnicas citadas necessitam ser realizadas por profissionais especializados, que avaliam cada caso e definem, junto com o paciente, o melhor tratamento.