Tipos de Whey protein

O whey protein é obtido a partir do soro do leite e é considerado uma proteína de alto valor biológico, já que fornece todos os aminoácidos essenciais.

 

Conheça os tipos de wheys e suas características:

(WPC) Whey protein concentrado

É composto pela proteína intacta e  como passa pelo processo normal de digestão, tem absorção mais lenta. Contém lactose e traços de gordura em sua composição, por isso, não é indicado para intolerantes ou pessoas com alergia à proteína do leite.Pode ser composto por 25% a 89% de proteína, mas quanto menor os níveis de proteína, maior será a presença de gorduras e lactose, o carboidrato presente no leite.

(WPI)Whey protein isolado

Oferece proteína na forma pura, cerca de 90% a 95% de sua composição. Sua absorção  é mais rápida,                pois, durante seu processo de filtração, pode haver quebra das estruturas das proteínas, tornando assim a oferta imediata de aminoácidos para os músculos após os treinos.
Possui duas formas de filtração: 

  • Isolado Íon Exchance: é obtido a partir da filtração com reagentes por meio de um processo químico que separa as proteínas. A parte negativa desse processo é que pode haver grande quebra das proteínas e aumento no teor de sódio no produto final.
  • Isolado Micro filtrado: Possui baixo teor de sódio. 
    É processo que não prejudica a estrutura das proteínas, pois a filtragem é realizada de maneira mecânica em baixas temperaturas.

 

Whey protein hidrolisado

possui proteínas isoladas quebradas em partículas menores, fazendo com que a absorção dos aminoácidos livres seja mais rápida, assim disponibilizando-os  rapidamente para a construção muscular no período pós-treino. Apesar de poder conter traços de gorduras e de carboidratos, pode ser a melhor opção para intolerantes à lactose.

Blends Proteicos

São suplementos que combinam os diversos tipos de whey protein, com as diferentes velocidades de absorção (time release), fornecendo aporte de aminoácidos de maneira prolongada e evitando o catabolismo proteico. Podem ter adição de outras frações de proteínas com absorção mais lenta, sendo indicados para lanches intermediários ou antes de dormir.