Hoje o nosso objetivo é falar um pouquinho mais sobre Alimentação Saudável, com a Dra. Nathali Oliani. A Dra. Nathali está aqui hoje para quebrar alguns mitos relacionados à perda de peso. O sobrepeso e a obesidade, por exemplo, estão em alta nas regiões de baixa e média rendas, em especial nas áreas urbanas, conforme estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No entanto, atualmente, com a tecnologia oferecida, já é possível identificar alguns indícios relacionados à obesidade ainda na fase inicial. Acompanhe a entrevista: 

 

 

 

Health Concept: É possível afirmar, hoje em dia, que a obesidade é hereditária ou ela se desenvolve na infância? Há relação direta entre a dificuldade na perda de pesos e os genes individuais?

Nathali Oliani: Há relação direta sim, o fator genético é muito importante e a fase correspondente à infância também precisa ser considerada, uma vez que tal período é fundamental na reeducação alimentar. 

Health Concept: Na infância é essencial realizar uma dieta balanceada? Assim como, algumas atividades físicas?

Nathali Oliani: É extremamente essencial ter hábitos e consumos saudáveis, realizar atividades físicas, sempre praticar algum esporte, seja na escola ou no bairro, desde que com orientação profissional. 

Health Concept: Algumas fases difíceis da vida, como o estresse, depressão ou desemprego podem corroborar no aumento de peso e descontrole emocional?

Nathali Oliani: Toda e qualquer fase da vida que envolva o emocional, pode interferir no aumento de peso ou mesmo no descontrole emocional. Algumas fases da vida, como essas por exemplo, necessitam de um acompanhamento médico, a fim de sanar dúvidas, ter uma sustentação profissional e ainda, o respaldo correto referente à saúde envolvida. 

Health Concept: Diante da correria do dia a dia, qual exercício básico é mais recomendado, principalmente para perder gordura e aumentar a massa muscular? 

Nathali Oliani: Alguns exercícios aeróbicos e de alta intensidade em torno de 30 – 45 minutos ajudam-no na perda de gordura através do gasto energético que é muito maior. Para aumentar a massa muscular, sugiro o treino de musculação, hipertrofia, que nada mais é que o ganho de massa magra e músculo. Esses treinos são indispensáveis, uma vez que, oferecem resultados bons e em um curto espaço de tempo. 

Health Concept: Quais alimentos são básicos no dia a dia para manter o peso e a qualidade de vida? Qual o intervalo ideal entre uma alimentação e outra? 

Nathali Oliani: A alimentação antes de mais nada precisa ser regular e ter um intervalo máximo de 3 horas, e é importante também dividir os alimentos em pequenas porções e consumi – los de 3/3 horas. As proteínas na alimentação balanceada, são extremamente importantes, por serem reconstrutoras, assim como, os carboidratos – fontes de energia, e as fibras, legumes, verduras e frutas – a nossa base. Veja abaixo na pirâmide o conceito de forma ilustrada: 

 

É importante também, todos os dias, manter uma alimentação saudável. Apesar da correria dos dias, faz-se importante ingerir os alimentos da pirâmide alimentar acima, bem como, diversificar o cardápio.